martes, 13 de marzo de 2012

TURISMO VIVENCIAL NA COMUNIDADE DE LUQUINA CHICO

Na península de Chuchito as margens do lago Titicaca, se encontra a comunidade Luquina Chico (3812m.s.n.m) é uma excelente opção para viver uma jornada de turismo vivencial. Luquina Chico tem uma extensão de 450 Km2, de clima frio e úmido com uma media anual de 8 a 12°C, tem épocas bem marcadas, a seca de Abril a novembro e a chuvosa de dezembro a março. É possível chegar a Luguina Chico pela estrada que rodeia a península de Chucuito ou navegar pelo lago Titicaca a partir da cidade de Puno, o cruzeiro no lago leva cerca de 30 minutos.
Experiência turística; os visitantes são recebidos com música enquanto as famílias vestem suas melhores roupas para dar as boas vindas, os visitantes são instalados nas vivendas e participam das tarefas comunitárias. Dependendo das preferencias do convidado podem pescar, aprender a tecer, cortar lenha, cozinhar, jogar partida de futebol a quase 4.000 mil metros de altitude ou simplesmente participar das narrações de mitos, lendas e historias, os quartos tem uma linda vista para o lago Titicaca. Com camas confortáveis, lençóis limpos e banheiro privativo com agua quente.

O melhor momento é quando os visitantes são convidados a vestir os trajes típicos e participar das danças. A comida é simples e é a base de produtos da região (gastronomia típica) desfrutaram de pratos típicos. As famílias preparam os alimentos com produtos que cultivam e colhem em suas terras o que pescam no lago Titicaca. As refeições são servidos na cozinha da casa, localizado sempre perto do fogão onde os visitantes integram ao grupo familiar.

Aproximadamente 25 famílias iniciaram este projeto desde 2005. Atualmente há 20 casas com banheiros privativos, 36 casas com banheiro compartido (com a família). Tem agua quente, algumas com tanque ecológico e outras com eletricidade. Os atrativos turísticos de Luquina Chico são o mirador e o cais, além de disfrutar dos serviços adicionais como passeio no barco a vela e remo, visita a restos arqueológicos, danças nativas, musica, fogueira, pesca artesanal, reconhecimento de plantas medicinais e participação em atividades agropecuárias.




No hay comentarios:

Publicar un comentario